quinta-feira, 10 de abril de 2008

Dicas do jogo Caesar IV


Truque:
Para obter dinheiro (Denarii):
Enquanto estiver jogando, aperte a tecla “enter” e digite Denarii #quantidade, em seguida tecle “enter” novamente.
Bom lembrar que o jogo, ao final de cada fase, revela se você trapaceou.

Dicas:
Tanto para quem é iniciante quanto para quem não é vale muito a pena passar todo o tutorial, pois o game explica muito bem todas as etapas para construir uma cidade bem equilibrada. Porém nem todas as fases terão os mesmo objetivos, fazendo você ter que mudar de estratégia, mas sempre mantendo a base principal que o tutorial ensina.
Uma boa estratégia é construir pequenos “bairros”, incluindo plebs, eqüites e patricians, e em cada um destes “bairros” colocar uma clinica, um posto de engenharia, uma prefeitura, um templo para algum deus e uma fonte. Aqui encontramos um ponto negativo, onde, para o perfeito equilíbrio de desenvolvimento e prosperidade seria necessário incluir ainda escolas, teatros, mercados e todo o resto disponível no jogo.
Se você estiver estressado com a falta de emprego para plebeus, coloque algumas torres pela cidade, cada uma emprega 30 pessoas. Geralmente faltam equites, e você pode resolver isso deletando algum teatro ou qualquer construção (para equites) que esteja sobrando. Os patrícios não são muito importantes a não ser que o objetivo solicite-os ou se você quiser livrar-se do grande volume de perfumes nos armazéns, caso contrário nem coloque-os na cidade.
E é sempre bom, quase a todo momento, consultar os conselheiros e armazenar um pouco de cada item disponível na fase, bem como Denarii.

27 comentários:

Unknown disse...

A importância dos patrícios está no fato de que eles pagam impostos e isso ajuda a fechar as finanças da cidade. Quanto mais patrícios o jogador conseguir encaixar em sua cidade, mais impostos ele arrecadará.

Plebeus e equites não pagam impostos, por essa razão os patrícios são únicos nesse quesito.

Unknown disse...

Mas estou tendo problemas de caixa na cidade, como resolver???
Quando a cidade está quase boa, os inimigos queimam td, não consigo defender a cidade, como faço isso???

Freitas disse...

Concordo com o Rodolfo, os patricios são mesmo importantes no quesito Denari mas concordo com a dica, só coloque patricios se a fase necessitar. Se por um lado eles pagam impostos, pelo outro demandam muito entretenimento(teatros ocupam grande espaço) e boas condições na cidade, tais como saneamento e saude.
Uma saida legal seria os impostos dos mercados. Pelas fases que já passei não fiquei no vermelho com Denari. Acho que é só planejar e pensar bem antes de distribuir os predios, etc..
Guerino, comecei essa fase e já tentei de varios jeitos e tive os mesmos problemas, acho que uma saida boa seria cercar a cidade com muralhas, deixando as aberturas com portões e colocando torres em lugares estratégicos. Estou tentando assim e tem dado certo.
Caras esse jogo é incrivel, adorei.
Um abraço...

Unknown disse...

tnho este jogo e posso dizer
patricio nao servi mto pq quando evolui nao aumenta a kuantidad de poessos na vila...faça isso so se precisar.kaszu contrario dexe so a pleb e os equites

Bruno disse...

Alguem pode me ajudar...
Sou novato nesse jogo e nao consigo de jeito nenhum atrair plebeus para a cidade... sobram empregos...
o que eu faço.

§Death£ disse...

Vejam o que o vosso cenario tem para vos dar, e o que as cidades vizinhas querem pra comercio.
É uma forma muito rentavel para ganhar dinheiro...n esquencendo o promenor de por"sell" no porto ovio.
Outra nessecidade muito importante e o entertenimento.
Primeiramente quando sua cidade ainda e pequena nao de muita importancia a isso e use os equites para empregos de relacionados com agua e saude....
Depois de ter bons stoques de comida na aldeia e ter as familias com a "carinha verde" preocupese em mantelas assim, pois felizes nao saem da cidade....
Começa agora a pensar na defesa, contra enimigos e ate contra a propria roma, pk se nao os servires eles virao para te derrobar e se conseguires defender roma n t chatea mais, pelo menos n envia mais exercitos num futuro que t da apra refazer as tropas e voltar a ganhar....
Em relaçao as invasoes de roma, uma boa maneira de ganhar:
fazer duas linhas de muralhas na entrada da cidade e torres, muitas torres (cerca de 30) pra defender, junto com 10 plutoes de infantaria e cavalaria isso serve pra mantelos entretidos...deves tambem fazer a "tua" moradia, do outro lado da cidade para k assim levem mais tempo a chegarem la e os funcionarios dos prefect oficce dao uma ajuda matando alguns,
deves fazer a volta do palacio mais uma linha defenciva e guardar um plutao de reserva....cria pelo caminho muitos perfect ofice....n seras derrubado....

Bruno disse...

Muito interessante Thyago...
Obrigado pelas dicas.

Anônimo disse...

Eu nunca tinha ouvido falar desse jogo :3` comprei ele recentemente e to fazendo o tutorial, mas eu definitivamente NÃO consigo passar daquela fase do tutorial que ele pede que você esteja 'ok' com os Advisors, aí eu tenho tudo certo e talz mas ele não passa de fase do tuto :/ se alguém puder me ajudar fico grata ^^ me mande um e-mail ou me add no msn little.dreamer22@hotmail.com

:*

Dalosc disse...

primeiro vc tem q saber ler inglês...
eu tenho uma duvida porque em algumas fases nao e possivel colocar um drill yard?

Unknown disse...

eu comecei sem o tutorial pq minha mae baixou para mim para fazer surpresa ...mas comecei uma cidade do jeito q fala na revista...mas aparece en todas as fazendas "NOT ENOUGHT LABOR",sem emprego suficiente?!como, se na insula diz q estao satisfeitos com o numero de empregos E falta gente paa trabalhar nas industrias....como pode estar faltando trabalho...e as pessoas vao embora se eu nao resolver isso...pq vai faltar comida...ALGUEM ME AJUDA!

victorbritesp disse...

Pow amigo, esse problema naum sei te dizewr mas tente criar mais farms e novas industrias...
o meu problema é que quando a acidade esta ótima, o denarii naum aumenta, eu só fico decrescendo direto ai a roma destroi a cidade! :(
me ajudem por favos...

Aordon (Narra-a-Dor) disse...

Aê pessoal, vim atrás de ajuda com uma coisa e descobri q vcs têm um problema até bem simples chamado; Caixa. O excêncial pra se livrar do problema com Denarri's é Exportações de produtos manufaturados, nunca matérias primas, é só dar uma checada nas tabelas de valores q logo se nota q é capaz de comprar matéria prima de uns e vender manufaturados pra outros com valores altíssimos e investimentos pequenos, quanto ao inimigo, ao invés de muralhas e torres, e exércitos, pague o resgate da cidade "Buyoff" que eles se mandam.

Unknown disse...

eu passei para a segunda fase da República, mas toda vez que a minha cidade está enorme e bem, vem aquele monte de invasores..daí ou eu suborno e fico ocmpletamente sem caixa ou luto com aquele pouquinho de soldados q o jogo oferece (ja tentei isso e só ganhei a primeira invasão, o resto...)
qnd eu estou mais sem caixa Roma vem pedindo MUITAS coisas e, é só deixar de dar uma vez q ela surta e quer me invadir..shuiahs
(ah! como conseguir mercadorias exoticas? e como importar? n tem a opção de construir portos na fase q eu estou...)

Home page disse...

Olha. Temos que levar em primeiro lugar os patrícios, mas nunca podemos desvalorizar os Plebeus. Eles que trabalham para dar segurança ao povo e consertam as casas. São os plebeus que produzem o alimento. Para ser um bom Imperador, comece na faze: Kingdom(Reino).

Entrem também neste blog q está falando mais coisas sobre o Caesar 4:

http://www.adrielviladasilva.blogspot.com/

lamino disse...

olha pessoal no site gamevicio.com.br tem a tradução do jogo, fica muito mais facil pra jogar, as dicas para ganhar dinheiro tem que mudar depois de traduzido, mas la explica.

abraços

brisa2612 disse...

Alguém sabe porque os mercados de comida pararam de funcionar? Os outros funcionam normalmente, mas os de comida não. Os estoques estão cheios, ja baixei os impostos e nada... a população ja esta com fome... alguém pode me ajudar?

Unknown disse...

Galera pra quem tem o jogo traduzido nao se coloca ''denarii x '' para a trapaca, temq colocar ''denário x''
pq a palavra denari foi traduzida tb! abr

Banda EcLeTTiCa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Banda EcLeTTiCa disse...

Olá galera! Já zerei o Caesar iv algumas vezes, adoro o jogo! Então vou postar aqui algumas dicas! :)

1) Baixe a tradução no site da game vicio. Facilita demais isso. rs

2) Ainda no mapa, antes do inicio da missão, observe se a fase é para prosperidade da cultura ou guerra. Isso é crucial para sua estratégia.

3) Não se preocupe com patricios até sua cidade estar estabelecida financeiramnete porque você terá que gastar uma grana com entretetimento e importação de mercadorias com eles.

4) Observe as cidades viznhas com quem pode comerciliazar. Observe os produtos que eles querem provar. Estes produtos serão os que você deve fazer em maior escala. Mas lembre-se nada de exageiros. Geralmente 6 campos de extração e 4 industrias sao suficientes para cada produto. O comércio é a melhor forma de ganhar dinheiro de verdade. Então comece o jogo fazendo pelo menos 2 acordos(Obs. Deixe os portos fechadas até que você tenha o produto pronto para ser vendido)

5) Primeiro construa toda a cidade, depois só administre.Deixe o jogo no pause para construir( para não descontrolar os indices)

5.1_Construa pelo menos 2 tipos diferentes de alimentos(Geralmente eu construo 4 plantações de grão e 4 de verduras). Ps. Não esqueça das fazendas.

5.2_ Construa pelo menos 2 tipos de plantação de para extração de bens básicos (oliva, barro, areia, lã, etc.) Construa 1 industria para cada fazendo ou campo. (Mas a deixe-a fechada até que tenha o produto para começar a fabricação, senão os plebeus ficarão ociosos e voce terá que paga-los mesmo assim)
PS. É importantíssimo construir mais de um produto de bens básico, porque é ele que faz a capacidade da casa dos plebeus aumentar. Isso ajuda sua cidade a crescer e você faz menos casas de plebeus.

5.3_ Construa Vilas de Plebeus e Equites. Coloque as casas lado a lado. Faça colunas 5X2 no maximo.
Observe o terreno a sua volta. Procure o maior espaço com menos acidentes no terreno. Entre as vilas de plebeus e quites faça uma fileira contendo no minimo: mercado de bens, alimentos, um odeão, santuario de jupiter, escola, clinica, arquitetos, prefeito, taxa, fonte.
Utilize as superposições do Mapa. elas ajudam muito para saber até onde está sendo atingindo determinado indice (agua, justiça,
cultura, etc)
6. Construa armazens e celeiros em pontos estrátegicos em que há dificuldade de chegar determinado recurso.

Banda EcLeTTiCa disse...

7. Para cada armazem selecione Produto antes e pós fabricação. Assim você pode controlar como vão os deus estoques de recursos vizualmente ou se há algum problema com a produção. Ex.(ouro e jóias) (madeira e mobilia)

8. Cuidado com os exageros! Mesmo construindo antes de jogar. Não gaste demais. Sempre deixe pelo menos R$1000 no fundo de reserva.

9. Essa é parte mais dificil: Tire o jogo do pause e observe os indices junto aos conselheiros.
Vá abrindo as fábricas ou fechando colheitas de acordo com a sua necessidade. Sempre observando para que indice de plebeus necessitados ou desempregados esteja proximo do 0.

10. Tente nao gastar mais dinheiro. Quando o produto que você precisa comercializar estiver disponivel abra os portos. Aos poucos o seu caixa vai aumentar.

11. Quando isso acontecer não se afobe. Invista em mais acordos de exportação. Observando sempre os indices que sua cidade precisa para crescer. Ps. Cultue mercurio e declare festival a cada 12 meses. Seu comercio prospera mais. (se na sua fase tiver ouro, não vale a pena importar)

12. Quando sua cidade estiver estabelecidada. UFA! Defina seu rumo. Guerra ou cultura.

12.1_ Se escolher Guerra: Crie muralhas, torres e edificio de suporte militar. Produza bastante armas e armadura. Reserve bastante espaço para construir seus exrcecitos. Tenha sempre exercitos reserva porque Roma pedirá que você cada vez mais envie tropas e recursos. Ps. Não se esqueça de fazer estaleiro de broca:Ajuda muito na moral das tropas. cultue marte e promova festivais para ele.

13.2_Se escolher Cultura: Crie uma vila de patricios. Lembre-se quanto mais casas, mais dficil satisfaze-los. Os patricios precisam de mercadorias exóticas e você terá que exporta-las. Será preciso construir uma série de edificios a volta deles. Então deixe bastante espaço para isso.

14. Observem bem os , Paciência e Boa Sorte!!!!!

Banda EcLeTTiCa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Banda EcLeTTiCa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Banda EcLeTTiCa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito bom. Tem que baixar a tradução se não não sai fa 1cidade

Unknown disse...

Muito bom. Tem que baixar a tradução se não não sai fa 1cidade

Unknown disse...

Pessoal , eu gostaria de saber uma maneira de diminuir os incêndios da minha cidade...??? , eu construo prefeituras e Postos de Engenharia ... Por favor tirem minha dúvida ✌

Unknown disse...

Pessoal , eu gostaria de saber uma maneira de diminuir os incêndios da minha cidade...??? , eu construo prefeituras e Postos de Engenharia ... Por favor tirem minha dúvida ✌